domingo, 14 de junho de 2009

FESTAS JUNINAS

Aqui no Nordeste as festas juninas são esperadas o ano inteiro. É como diz a música:
"Via a São João, meu carneirinho, como eu te esperei ano inteirinho..."
As escolas todas se enfeitam e se preparam para a grande festa.
Quadrilhas, arrasta pé, casamento na roça são algumas das atrações, recheadas de muita dança, muito forró, comidas típicas e bandeirolas multicoloridas.
É uma grande oportunidade de se pensar em tradição e cultura, convidando os alunos a pesquisar, criar atrações, organizar a festa, envolvidos num clima de muita alegria!

Então, caros educadores, cuidado para o tiro não sair pela culatra!
Ao realizar aquelas pesquisas e aqueles questionários enormes, para pontuação na unidade escolar, muitas vezes os alunos não entram no clima de alegria da festa e não refletem sobre as questões culturais, econômicas e sociais que envolvem estas comemorações.
É preciso empolgar os alunos, escutar as músicas com eles, dançar e então discutir o assunto; fazer exposição fotográfica, realização de painel com reportagens e imagens, criar cordéis, paródias e coreografias, dentre outras atividades.
De preferência, realize estas atividades na escola, para que, com a sua orietação, as crianças possam interagir umas com as outras e participar do processo de construção de ideias.
Convide-os para a festa, lembre o quanto a presença deles será importante.
Se necessário for, preste um esclarecimento aos familiares, para que eles compreendam o valor cultural destas comemorações, se desfazendo de preconceitos.
Aproveitem também para alertar as crianças e jovens quanto aos perigos dos fogos e dos balões, que causam tanto estrago e vitimam tantas pessoas.
Uma forma de conscientizá-los é trazendo para a sala de aula, reportagens e artigos a respeito do assunto, para que se realize estudos e reflexões.


Festas juninas e a interdisciplinaridade


Aproveitem o tema para a realização de um miniprojeto interdisciplinar!

Veja um exemplo:

Tema: Festas juninas

Áreas de conhecimento: língua portuguesa, matemática, natureza e sociedade, artes plásticas, dança, educação física, saúde

Objetivo: Promover a construção dos conhecimentos curriculares da unidade, tendo como tema detonador as festas juninas, para uma percepção significativa do processo de aprendizagem.

Metodologia: Através de uma construção dialética, lúdica, corporal e afetiva, realizar atividades das diversas disciplinas, integrando-as num mesmo eixo, a partir de uma visão holística e sensível do conhecimento.

Conteúdos:
(Aqui você descreverá os conteúdos de cada disciplina a serem abordados)

Estratégias:

1. Sensibilização com música junina - audição com dança
2. Percepção afetiva - ouvir a mesma música e desenhar ao mesmo tempo.
3. Registrar versos que chamam mais a atenção
4. Diálogo e apresentação dos desenhos e registros.

5. Utilizar o texto da música para atividades escritas: a partir desta música, você pode criar questões de língua portuguesa (interpretação e gramática), matemática (resolução de problemas), natureza (ambiente, clima, vegetação, alimentação, saúde) e sociedade (cultura, datas comemorativas, etc.).

6. Confeccionar cartilha de cuidados com os fogos e balões, livros de receitas com as comidas típicas ou cordel.
7. Realizar um gincana junina, envolvendo tarefas de solidariedade (arrecadação), conhecimentos gerais e artes.
8. Ensaiar quadrilha, casamento na roça ou banda de forró para apresentação.
9. Criar jogos para serem realizados em barracas no dia da festa.
10. Realizar uma festa com comidas típicas (podem ser vendidas na escola ou trazidas pelos alunos), roupas típicas, muita música (banda ao vivo ou DJ), luzes, decoração bem colorida e com motivos do interior brasileiro.

Avaliação: Processual e contínua. (Como medir valores, mudança de postura, comportamento? Cada um tem um ritmo, uma história de vida e um momento diferente. No momento de avaliar é preciso respeitar a individualidade de cada um, levando em conta a liberdade de escolha e as crenças religosas de cada criança e jovem. Assim sendo, cuidado com as cobranças indevidas e com os parâmetros de avaliação escolhidos. Valorize os avanços de cada aluno, levando em conta as suas dificuldades e superações, refletindo sempre: "avaliar o quê, para que?)

Dicas:
Você pode escolher um tema para a festa: homenagear algum artista, algum movimento cultural ou alguma cidade e decorar a escola, confeccionar as camisas e os convites de acordo com o tema escolhido.

Visite o site www. festasjuninas.com.br e vejas as maravilhosas dicas para realizar a sua festa!
O mais importante é resgatar a alegria das festas juninas para que a nossa cultura permaneça, sendo transmitida ao longo das gerações!

Para todos, um maravilhoso São João!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...