quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Aniversário de Clarice Lispector - 10 de dezembro

No dia 10 de dezembro comemoramos o nascimento de  Clarice Lispector - uma incrível escritora.

Clarice nasceu em 1910 .

Tinha tanto a sentir, viver e morrer, que era preciso explodir em forma de romance, contos, palavras.


Me encantei com Clarice Lispector na biblioteca da faculdade, há mais ou menos 14 anos. É claro que já a conhecia como literatura obrigatória no ensino médio, por tratar-se de uma escritora modernista. Contudo, a obrigatoriedade e a falta de maturidade não me deixaram ver a beleza desta escritora.

Foi na faculdade, em horário de almoço, (sempre escolhia um ou dois livros para alimentar-me), que mergulhei no universo da escritora. Foi A Paixão Segundo G.H., o motivo de tal encantamento. Ali mesmo devorei as palavras, sentindo-me dentro do próprio romance. Daí, vieram todos os outros romances, contos, documentários e entrevistas. Tornei-me fã incondicional.

Isso porque a sua linguagem introspectiva atingia de forma aguda e às vezes dolorosa o íntimo de cada ser humano. A sua reflexão sobre a existência, a vida, o amor e a morte tinha um quê de beleza, com um misto de clareza e dúvida, simplicidade e sofisticação. Este universo de paradoxos que está presente em sua obra revela o quão contraditório é o ser humano segundo a lente de Clarice.

A beleza da menina simples do Recife que se apaixona por um livro de Monteiro Lobato tal qual uma mulher por seu amante (em Felicidade Clandestina); a alienação de Macabéia, o seu alheamento à crueldade da sociedade desigual, o seu sofrimento, a sua alegria, dor e fuga ou libertação (em a Hora da Estrela) podem ser encontrados na alma do povo brasileiro.

O questionamento sobre o amor, a reflexão sobre a existência humana historicamente construída, com seus ais e sabores (em A Paixão Segundo G.H. e em Água Viva) fazem da literatura de Clarice, o que ela é de fato: inconfundivelmente notável.

Faço questão de registrar que, em homenagem a ela, minha filha chama-se Clarice. Hoje, já com nove aninhos de idade, às vezes me pede para assistir aos vídeos com as últimas entrevistas da escritora.

Bem, Clarice dizia que morria e nascia várias vezes, pois quando não escrevia estava morta. Em Água Viva, ela pede:

"Você que me lê, que me ajude a nascer".

Amanhã, dia do seu nascimento, vamos mais uma vez ajudá-la a nascer. Vamos ler e escrever coisas de Clarice e sobre Clarice. Tenho certeza de que fazendo isso, algo de muito bonito renasce dentro de nós.

É como nos banhar no mesmo rio de suas palavras e lê-las sempre diferentes, sempre únicas e surpreendentes.

"Sou um coração batendo no mundo."  - Dizia Clarice. Talvez não soubesse que seu coração continua batendo em milhares de corações que pulsam ao soar das suas palavras.
Parabéns a Clarice nesta data Querida. Façamos deste dia uma Ode a esta diva, façamos o dia de Clarice.





Um comentário:

Qro Lecionar disse...

Nossa, q interessante!

Adorei a postagem sobre a Clarisse, ela era uma autora primorosa =]

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...