terça-feira, 26 de abril de 2011

Saudade da minha avó Darça - uma lição de vida, em vida

Caros amigos, nos últimos dias precisei de me ausentar um pouco, para me dedicar à minha família. Com o desenlace da minha amada avó materna, todos ficamos saudosos e carentes.
Quero compartilhar com vocês a minha experiência destes últimos dias, fugindo à regra dos meus propósitos com este blog.
Na nossa educação ocidental, todos se preparam para tudo, menos para a despedida. Mas é necessário que haja uma educação familiar que ensine o indivíduo a lidar com tudo que é efêmero, passageiro, fugaz, e, principalmente, com os relacionamentos.
O apego é uma dos maiores entraves na conquista pela felicidade. A ideia de que as pessoas se pertencem eternamente não prepara ninguém para a despedida e potencializa o sofrimento.
Mas cominha minha vozinha foi diferente. Logo quando adoeceu e compreendemos que seu quadro era irreversível, atentamos para prepará-la, eu e minha mãe.
Assim, sempre que íamos visitá-la no hospital, conversávamos com ela. Mesmo que ela estivesse sedada. Lembramos toda a trajetória de autodoação a serviço do bem e do amor às pessoas. Lembramos daqueles que a amavam e já tinham partido; de como eles a esperavam para matar a saudade.
É preciso superar a dor da despedia para ajudar a quem mais precisa. Assim fizemos no dia 17 de abril. Os médicos tiraram os sedativos para que ela se despedisse. Então, eu e minha mãe rezamos, cantamos as músicas que ela gostava, lembramos que era domingo de ramos e todos estavam a orar por ela. Por fim, segurei na mão dela e disse: Minha vó, não tenha medo, a senhora vai descansar de todo sofrimento e tudo será luz, alegria e paz. Segura na mão de Deus e vá. Cantei esta música para ela, junto com minha mãe. E assim, ela partiu.
No domingo de Páscoa, a missa foi celebrada em memória dela. E mais uma lição: o renascimento, a renovação, o recomeço. Tudo concorre com o Bem, quando buscamos ouvir e sentir as palavras de luz.
Aqueles que agora sofrem com a dor da despedida, não se desesperem. Orem, se apeguem à sua fé, silenciem seus corações e sintam a mão de Deus confortando a todos.
Só o amor é eterno, só ele levamos, porque até as dores, as mágoas, as doenças e os erros são superados, quando aprendemos a amar.
Um amor sem apegos, é do que precisamos para ser feliz!


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...