domingo, 6 de novembro de 2011

Modelos de Plano de Aula para Educação Infantil

Caros amigos,
O ano de 2011 já está chegando ao fim e logo pensamos em 2012, em planejamentos, organização de sala, coleta de material... Para auxiliá-los nesta tarefa, segue modelo de plano de aula.



Tema: O calendário nosso de cada dia


Objetivos:

Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;

Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;

Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo.

Áreas de Conhecimento:

Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem.


Conteúdos:

- Utilização dos números em diferentes contextos;

- Início da medição social do tempo;

- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.



Procedimentos Metodológicos:

1. Rodinha – Cantar a música “Bom dia”; Fazer a oração “Obrigado Senhor pelo dia”. Iniciar diálogo, perguntando: Que dia é hoje?

A partir deste diálogo, apresentar um calendário tipo folhinha do mês corrente e perguntar: Quem tem um calendário parecido com esse em casa?

Explicar que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.

Ajudá-los a identificar a composição do calendário: palavras e números, coluna.

Solicitar a um aluno que identifique e marque no calendário exposto a data do dia.

Outro aluno anota essa data na lousa.

Retornando ao diálogo, pergunto aos alunos para que serve o calendário, além de achar a data do dia. Provoco até encontrar respostas, como organizar tarefas, planejar eventos, e encontrar datas importantes, como aniversário.

Introduzo: Agora vocês vão assistir a um clipe da música da música de Lulu Santos – Seu Aniversário, onde ele fala do calendário.

2. Hora do Vídeo: Assistir o clipe da música

3. Com um calendário do ano na parede ou no chão, pedir a cada aluno que marque a data do seu aniversário. Neste momento terei uma tabela em mãos com os aniversariantes, para eventuais consultas.

4. Intervalo: Cantar a música “É hora de lavar as mãos”. Fazer a fila em ordem crescente de tamanho do aluno, para lavar as mãos. Em seguida, todos organizam seu lanche na mesinha e cantam “Meu lanchinho”;

5. Momento da Calmaria: Todos sentados nas almofadas e nos tapetes. Ouvir a História “Vivi quer crescer”.

6. Diálogo sobre a história

7. Atividade xerografada: marcar no calendário as datas solicitadas.

8. Despedida: Canção da Despedida; Arrumar todos, pentear cabelos, passar perfume.

9. Atividade para casa: Xerografada



Recursos:

Calendários, vídeo, atividade xerografada, papel metro, lousa, piloto.

Avaliação:

Processual e contínua. Verificar o uso correto do calendário, de acordo com as necessidades.

Referências:

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cada-dia-sempre-novo-dia-428181.shtml

http://lulu-santos.musicas.mus.br/letras/952601/

http://www.youtube.com/watch?v=zStfgOWCxQk


Tema: Conceitos básicos matemáticos


Objetivo: Resolver situações problemas envolvendo os conceitos básicos.

Áreas de Conhecimento: Matemática, linguagem

Conteúdo: grande, pequeno, leve, pesado, maior, menor, dentro, fora.

Procedimentos Metodológicos:

1. Rodinha – Cantar a música “Bom dia”; Fazer A oração da Criança.

Fazer a chamada através das fichas.

Apresentar uma caixa (dentro dela estão os blocos lógicos) e iniciar uma conversa com perguntas como: alguém conhece esse objeto? Qual o nome dele? Qual é a forma da caixa? A caixa está CHEIA ou VAZIA? O que tem DENTRO da caixa? A caixa está pesada ou leve?

Colocar outra caixa ao lado desta e pedir que comparem: maior ou menor? Grande ou pequena?

Em seguida, esvaziar a caixa, colocando o conteúdo em uma caixa menor e ir questionando onde tem MAIS e onde tem MENOS blocos.

Em seguida colocar os objetos de volta na caixa maior e perguntar novamente.

Explorar outros objetos para estabelecer as comparações.

Deixar que as crianças manipulem os blocos, brincando livremente com eles, comparando-os.

2. Atividade no livro

3. Intervalo: Cantar a música “É hora de lavar as mãos”. Fazer a fila separando meninos de meninas, chamando pelo nome. Em seguida, fazer o lanche na quadra.

4. Momento da Calmaria: Brincar de Vivo, morto.

5. Despedida: Canção da Despedida; Arrumar todos, pentear cabelos, passar perfume.

6. Atividade para casa no livro



Recursos: livro, música, caixa surpresa, maquete da casa, objetos na cor amarela.

Avaliação: Processual e contínua. Verificar se os alunos construíram as noções em relação a peso, quantidade e tamanho.

Referências:

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – Vol. 2 e Vol.3

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13679

59 comentários:

DAYSE disse...

oi,boa noite querida tudo bom com você ? meu nome é Dayse sou formada em pedagogia com habilitação em Educação Infantil, ainda não estou atuando na area.
Eu gostei muito desse plano de aula é desenvolvido e criativo ? um beijo bem carinhoso .Assinada :Dayse

Naurelita Maia disse...

Obrigada Dayse. Sucesso na sua carreira!!! Conte comigo! Bjs

Anônimo disse...

Menina, adorei! Era o que eu mais queria para fazer meus planos com capricho.Dá licença,mas vou tirar de letra em sala,literalmente.Obrigada e um forte abraço! Cleide

Naurelita disse...

Cleide
Fico contente por ter contribuído com o seu trabalho! O capricho, o cuidado revelam o amor que tem pela profissão. Parabéns!!

Kelly Machado disse...

Amei o seu blog e suas sugestões vão me ajudar muito, bjs.
Kelly

Susana disse...

Muito interessante esse plano de aula. Trabalho com crianças do 1º ano. O plano é bem criativo.
Susana

Naurelita Maia disse...

Oi Susana, obrigada pela visita e elogios. Conte comigo.
Saudações fraternas!

cleonice disse...

amiga adorei essa sugestâo ,fique com Deus .

Naurelita Maia disse...

Obrigada, querida
fica à vontade para visitar este espaço, que é seu também. Pode sugerir postagens, opinar, criticar. Aproveite para conhecer os nossos cursos online.
Saudações fraternas!!

Anônimo disse...

Parabéns Naurelita... o seu plano de aula mostra a excelente profissional que é...adorei a criatividade e organização ...beijos..vanda

suzamarra disse...

muito obrigado, vai me ajudar muito .bjs

suzamarra disse...

muito obrigado, vai me ajudar muito .bjs

Anônimo disse...

Foi de grande ajuda, estou começando agora e tenho uma certa dificuldade.

Anônimo disse...

MUIO OBRIGADA,ESTOU COMEÇANDO AGORA ME AJUDOU MUITO!BJS

Camila disse...

Querida seu plano é muito bom!
Estou começando numa escola renomada, já sou formada em Pedagogia fazem 4 anos e só agora resolvi me dedicar a profissão, me sinto muito inssegura, queria uma formula pra não erar rsrsrsrs, um grande beijo.

Maria José disse...

Boa tarde Naurelita, estou visitando seu site e gostei da forma como você coloca suas ideias de forma simples e fácil acesso. O único problema é: Tome muito cuidado com os erros de português. Sou professora de Formação de Docentes e atuo na área de estágios,estou pegando uns modelos de plano de aulas para mostrar as alunas, só que tive que fazer algumas correções. Como você postou no site que presta acessoria e trabalha com vendas de apostila é bom fazer uma correção!

Anônimo disse...

Olá, seu plano de aula é muito bom!
Apesar de ainda não estar atuando na área, mas me ajudou muito, a entender como devo fazer um relatório, um abraço.

Anônimo disse...

Obrigado!me ajudou muito!!!

Anônimo disse...

Vc quis dizer "assessoria" né querida!?

Anônimo disse...

Naurelita muito obrigado além de vc ser linda, é muito inteligente, adorei ter visitado seu blog bjs... professor1956@live.com

Anônimo disse...

Oi,estou perdida me ajuada! Não estou conseguindo fazer o plano de aula.Mesmo lendo não consigo.

TAMIRIS disse...

OLÁ GOSTEI DO MODELO DE PLANO DE AULA ELE ESTÁ PRESENTE EM UMA VISÃO DE MUNDO TRANSFORMADORA, E NÃO REDENTORA, MAS GOSTARIA DE SABER QUAL A FAIXA ETARIA QUE CABE A ESSE PLANO DE AULA, POIS ESTOU CURSANDO A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA.

Tamiris Oliveira disse...

OLÁ GOSTEI DO MODELO DE PLANO DE AULA ELE ESTÁ PRESENTE EM UMA VISÃO DE MUNDO TRANSFORMADORA, E NÃO REDENTORA, MAS GOSTARIA DE SABER QUAL A FAIXA ETARIA QUE CABE A ESSE PLANO DE AULA, POIS ESTOU CURSANDO A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA.

Tamiris Oliveira disse...

OLÁ GOSTEI DO MODELO DE PLANO DE AULA ELE ESTÁ PRESENTE EM UMA VISÃO DE MUNDO TRANSFORMADORA, E NÃO REDENTORA, MAS GOSTARIA DE SABER QUAL A FAIXA ETARIA QUE CABE A ESSE PLANO DE AULA, POIS ESTOU CURSANDO A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA.E PRECISO DESSA RESPOSTA PARA REALIZAR UMA TAREFA DA FACULDADE.
ABRAÇOS!

Tamiris Oliveira disse...

OLÁ GOSTEI DO MODELO DE PLANO DE AULA ELE ESTÁ PRESENTE EM UMA VISÃO DE MUNDO TRANSFORMADORA, E NÃO REDENTORA, MAS GOSTARIA DE SABER QUAL A FAIXA ETARIA QUE CABE A ESSE PLANO DE AULA, POIS ESTOU CURSANDO A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA.

carine disse...

Gostaria de saber onde encontro a historia de vivi quer crescer nao encontrei em lucar nenhum. Desde ja obrigado

carine disse...

Gostaria de saber onde encontro a historia de vivi quer crescer nao encontrei em lucar nenhum. Desde ja obrigado

Anônimo disse...

olá , gostei muito deste blogger, e de seu conteúdo, tambem me formei em pedagogia, e ainda não atuo, mas gostaria de relatar a minha admiração pelo talento em cada professor que se dedica para dar o seu melhor aos seus alunos, mas tambem dizer que precisamos nos unir mais , pois se faz necessário a união para alcançar os objetivos , principalmente no processo da educação.

Anônimo disse...

Onde eu posso encontrar a história Vivi quer crescer?

Anônimo disse...

Oi! Naurelita, tenho 51 anos e imagine como está sendo desafiador para mim adentrar nesta área. Sinto-me temerosa em ter que enfrentar uma sala de aula, por não encontrar em mim este talento que Deus te deu. Não tenho na imaginação este dom e muito menos esta habilidade. Já atuei em educação profissionalizante pelo SENAI, mas a infantil está me acuando. Pode mim dar uma dica?

Naurelita Maia disse...

Cara amiga, professora do SENAI, manda email para naurelitamaia@gmail.com, para conversarmos melhor.
Uma dica importante: precisa sentir-se bem com o que estiver realizando. Você merece esse carinho consigo mesma.
Obrigada pelas palavras de elogio.
Luz e paz!

Anônimo disse...

Parabéns, muito criativo...ajuda muito quem está começando agora...

Anônimo disse...

Boa noite, Naurelita!
Estou desenvolvendo o meu estágio na area da educação infantil, e confesso que antes de ver os seus planos estava com muitas dificuldades de desenvolver os planos de aula, agora só tenho a te agradecer!
Um forte abraço!
Agenor Filho
Ribeirão Preto/SP

valeria disse...

Adorei vai me ajudar muito! lindo glogger
Valéria freitas

valeria disse...

Adorei vai me ajudar muito! lindo glogger
Valéria freitas

valeria disse...

Adorei vai me ajudar muito! lindo glogger
Valéria freitas

Naurelita disse...

Querido Agenor
Que bom que encontrou um norte. Agradeço imensamente a visita ao blog. Continue explorando este cantinho que é todo nosso.
Sucesso em sua carreira e sua missão!

Naurelita disse...

Querida Valéria
Obrigada pelos elogios.
Boa sorte na sua estrada de educadora e pessoa. Que suas aulas sejam momentos de alegria, encontro e descobertas.
Continue visitando nosso espaço e sugerindo postagens.
Luz e Paz!

francilvano disse...

de francilvano, estado do para,querida sucesso!

Unknown disse...

Oi, gostei muito! e tenho certeza de que teremos muito o que compartilhar! Parabéns! Um beijo e sucesso!!!

Naurelita Maia disse...

Querida Walda,
Obrigada por fazer parte do nosso cantinho!!
Sucesso e muita paz!!!

fernanda disse...

ola gostei muito me ajudou bastante a fazer meus planos de aula obrigada muito sucesso !!!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea Rachel disse...

olá bom dia Naurelita Maia,estou fazendo um trabalho para o curso de pedagogia no qual eu devo apresentar um plano de aula do ensino infantil por escrito sera q poderia me ajudar no passo a passo...
Grata.

Naurelita disse...

Querida Andrea Rachel
Bom dia!
Me manda seu email, para que eu possa te ajudar nesse processo.
Saudações, Luz e paz!

Unknown disse...

Muito obrigada pela sua atenção, segue abaixo o meu e-mail:
rachel.rockline@hotmail.com

DAMIAO disse...

OI NAURELITA, SEU BLOG É OTIMO TRABALHO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU BLOG COM SE MATERIAL VAI ME AJUDAR MUITO.
SEMPRE FICAREI VISITANDO

Unknown disse...

Olá, como vai?
Estava fazendo uma busca no google e achei o seu blog por coincidência. Adorei parabéns pelo trabalho.

Beijos
Fabiana

Unknown disse...

Olá, como vai?
Estava fazendo uma busca no google e achei o seu blog por coincidência. Adorei parabéns pelo trabalho.

Beijos
Fabiana

Rozangela. disse...

Oi e muito interesante seu plano de aula min ajudou muito ,ele coincide com oq eu procuro...obrigada. Rozangela

aula

Mara disse...

Excelente blog! Obrigada!!
Me ajudou muito no meu relatório!!!

Anônimo disse...

Oi,tudo bem? estou no ultimo período do curso de pedagogia,futuramente se Deus quiser serei um pedagogo, e esse plano com certeza vai me ajudar bastante nos meus planos de aula que futuramente irei trabalhar.obrigado

Unknown disse...

Obrigado Naurelita, fiquei muito feliz por encontrar esse plano de aula muito bem elaborado...Vai servir de modelo para mim.

Rejane Viegas disse...

Muito bom este plano de aula, ajuda no desenvolvimento do professor e do aluno.

Rejane Viegas disse...

Oi boa tarde tudo bom com você? Meu nome é Rejane estou no 4° ano do Magistério gostaria de saber como devemos se comportar nos estágios diante dos alunos e professor no 1° dia do estagio.

Anônimo disse...

ola gostaria muito se você puder me ajudar preciso de um projeto de aula para sete dias nas séries iniciais, pensei em um tema gostaria de trabalhar família, acredito ser um tema muito produtivo, mas não sei nem por onde começar acredito que poderá me ajudar... obrigado desde já

ENSINANDO COM AMOR E NÃO POR AMOR! disse...

Gostei muito de tudo que li, acompanhe o meu blog também https://anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com.br

Unknown disse...

replica bags chicago replica bags us 7a replica bags philippines

sooshet disse...

replica bags los angeles go to website m4o66m2q65 replica bags turkey replica bags wholesale home g0l20s4o88 replica bags new york click for source a4c33j4s13 replica ysl handbags 7a replica bags philippines

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...