sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia de Reis - 6 de janeiro

No dia 06 de janeiro comemoramos o dia da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.
Partindo de três lugares diferentes, os Reis Magos, considerados assim pelos seus conhecimentos em astrologia, levam ao menino Jesus presentes simbólicos. Ambos chegam ao destino correto, graças aos seus conhecimentos astrológicos, através de mapas, previsões e leituras.
Belchior parte da Europa, levando ouro. Baltazar parte da África, levando mirra. E Gaspar parte da Índia, levando Mirra.
A peregrinação dos três reis, os presentes, ofertados, as descobertas astrológicas são simbolizadas pelos cristãos de formas diferentes, a depender da região.
Aqui no Brasil, a Folia de Reis inicia-se com dia 25 de dezembro e encerra no dia 06 de janeiro. Neste período, os foliões visitam vários lugares, entoando canções, tocando instrumentos e carregando um estandarte com a imagem do Menino Jesus. As pessoas que recebem a sua visita oferecem comidas típicas das regiões, em forma de gratidão e para garantir a continuidade da caminhada.

Para saber mais, visitem as fontes a seguir:
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-de-reis.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_Reis
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dia-de-reis/dia-de-reis.php

2 comentários:

Josete disse...

Adorei a postagem!
Sou do interior de Sergipe e me lembrei perfeitamente como eram as festas de folia de Reis! Parabéns pelo belo registro!
Josete

Naurelita disse...

Josete querida, obrigada por apreciar o nosso blog. Que bom que se identificou! As nossas tradições são a nossa identidade. Continue nos visitando!
Saudações fraternas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...