sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A festa de Reis em Jacobina

Caros amigos,

Se tem uma festa de Reis que merece atenção é a realizada em Jacobina, interior da Bahia. Me lembro quando estava trabalhando por lá, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Estavamos trabalhando na formação dos professores que iriam alfabetizar jovens e adultos da cidade. No final do dia, de presente, ganhamos os foliões de Reis, que adentraram o campus e nos encheram de alegria e emoção.
Era um grupo formado por homens, idosos e crianças, que cantavam e tocavam. Com roupas multicoloridas e uma alegria contagiante, os foliões fizeram coreografias diversas. No fim, fizemos uma grande roda e alguem solicitou que catassemos músicas católicas. Uma beleza sem igual.

Depois, seguimos com eles em direção às casas de Jacobina, atravessando ruas, ladeiras e ponte.
Um momento inesquecível. Como o povo se une em torno de uma ideia, de uma fé. Todos confraternizam e sentem-se irmanados!

A folia de Reis é uma tradição que simboliza muito mais do que a fé católica. Simboliza a missigenação, a mistura, a alegria de um povo que resiste e luta pela fraternidade e pelo bem comum.
Visitar as casas, presenteá-las com sua música, sua dança, numa humildade e alegria contagiantes. Aqueles que os recebem em suas casas, fazem isso com tanta sacralidade! Com tanta seriedade e alegria! Sabem o verdadeiro sentido! É como se recebecem o menino Jesus!

Folia de Reis é, para nós brasileiros, a permanência, a resistência e a continuidade dos nossos antepassados.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...