quinta-feira, 7 de março de 2013

Concurso Internacional de Cartas



 O Brasil já recebeu a medalha de ouro internacional três vezes,
 ficando apena atrás da China


Podem participar estudantes de até 15 anos, da rede pública e privada de ensino do País.
Ajudar no estreitamento das relações de amizade internacionais é um dos objetivos do concurso
Estão abertas, até o dia 15 de março, as inscrições para o 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU), entidade que reúne operadores postais de 191 países. O objetivo do concurso é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, dar expansão à criatividade de seu pensamento e despertar o gosto pela escrita.
O tema deste ano - Ano Internacional de Cooperação pela Água - é "Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso". Podem participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos, da rede pública e privada de ensino do País.
Regras
As redações apresentadas deverão ser cartas argumentativas recentes e inéditas. As cartas argumentativas (do gênero textual carta e do tipo textual argumentativa) deverão ser apresentadas em forma de carta internacional, ou seja, começar por forma de tratamento pessoal como Caro/Cara, Prezado/Prezada, Querido/Querida, incluindo o endereço do destinatário e do remetente e terminar com uma assinatura.
Os textos devem ser escritos de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e preferencialmente na folha pautada específica do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, em língua portuguesa, relacionadas estritamente ao tema fixado, contendo o máximo de 800 palavras.

A realização do concurso no Brasil fica a cargo dos Correios e é desenvolvida em quatro fases: escolar, estadual, nacional e internacional. Serão premiados os três primeiros colocados nas etapas estaduais, o primeiro colocado da etapa nacional e os três primeiros colocados na etapa internacional.
Os alunos e escolas vencedores receberão como prêmio TVs de LED, tablets e câmeras digitais. A redação do vencedor nacional representará o País na etapa internacional, que será realizada na Suíça. O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três oportunidades. Apenas a China, que tem cinco medalhas de ouro, está à frente dos brasileiros.
O resultado do concurso será divulgado no final de abril.
Fazem parte da comissão julgadora nacional os Ministérios da Educação, das Comunicações e do Meio Ambiente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Universidade de Brasília, além de integrantes dos Correios.

 Participem!!!
Fonte: Portal Brasil
Para mais informações, acesse aqui

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...