domingo, 31 de agosto de 2008

Dorival Caymmi - Reminiscências Por Vânia Moreira Diniz

Não pretendo fazer uma biografia do saudoso cantor e compositor Dorival Caymmi, mesmo porque outros escritores já o fizeram com grande competência e, além disso,  este grande homem me traz além de ternas recordações de sua vida artística um marco da minha infância e adolescência.

Fui criada na Rua Barata Ribeiro,R. J., mas muitos anos depois meus pais foram morar na Rua Souza Lima, posto 6 de Copacabana. O cantor Dorival Caymmi residia no Edifício em frente aos dos meus pais e eu ficava por vezes imaginando as letras poéticas e a música que naquele momento ele estaria compondo. Isso enchia minha alma jovem de fantasias pensando nas letras e música que entravam na alma do Brasil inteiro.

Muitas vezes o encontrava quando íamos para a praia o que ele fazia regularmente nos tempos em que ainda estava em plena saúde. E muitas e muitas vezes fazendo o mesmo trajeto que eu, eternamente com um doce sorriso e um cumprimento amistoso em que ecoava sua voz potente até no falar.

Da janela de meus pais via o movimento em seu  apartamento e ficava pensando como era grande a simplicidade naquele artista tão conhecido e cujo talento fascinava seus fãs.

Por tudo que captei do fantástico compositor baiano  tinha convicção que sua fama ou sucesso não havia tirado de sua alma os sentimentos mais sublimes.Seu dom vinha de dentro para fora e tenho certeza que ele amava todos aqueles que podiam cantar suas músicas tão cheias de sensibilidade e beleza.

Andando calmamente  seu jeito sereno   "falava" de sua composições que entravam no coração de todos que o escutavam ou assistiam. A tranqüilidade interior se revelava na expressão do seu rosto e no jeito manso com que contemplava o panorama à sua frente, porém, a vibração de suas inspirações efervesciam nas composições lindíssimas.

Com seus cabelos brancos e bastos, moreno e traços marcantes o espírito deste ídolo estava concentrado nas ondas das águas frias e monumentais que se erguiam  na Avenida Atlântica e suas composições se adequavam  ao mar ali tão perto com sua beleza esplendorosa, nas mulheres que apreciava , na natureza  e no amor que ele conhecia profundamente.Começou  a cantar ainda menino sendo o grande responsável na iniciação da carreira de Carmem Miranda no exterior.

Casado com  Stella, também cantora na época que a conheceu, a mulher que amou verdadeiramente até o fim  com mais de 50 anos de convivência, sua vida era intensa e seus filhos, Dori, Danilo e Nana, que herdaram seu excepcional talento continuarão sua inesquecível obra.

A Bahia, a terra natal que ele não esquecia e cantava em versos era inspiração constante para o grande cantor e quem poderá esquecer suas músicas, sua voz, seu jeito simples, bondoso, terno, reflexos do talento excepcional desse artista, um fenômeno de arte e sucesso que eu vi passeando tranqüilamente nas ruas de Copacabana? Quem poderá esquecer? 

Fonte (autorizada a publicação ,pela autora):

Vânia Moreira Diniz-->http://www.vaniadiniz.pro.br/diario_vaniamdiniz/dorival_caymmi_reminiscências.htm

Aproveite e leia os outros excelentes textos de Vânia Diniz.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...