quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Higiene dos animais

Ana Paula, querida, fico feliz por ter encontrado em nosso blog, um meio auxílio para a sua formação. Desculpa a demora, mas passei uma semana atribulada e não tive tempo para atender aos calorosos recados.
A educação infantil é um universo mágico, que possibilita uma diversidade muito grande de idéias. As crianças aprendem com facilidade, se o que lhes for ensinado vier recheado de carinho, atenção e criatividade.
A Higiene com os animais é um tema fácil de ser trabalhado,uma vez que em uma classe há sempre alguma criança que tem animal em casa. Deve-se portanto, partir deste contexto.
Vejamos a sugestão seguinte:
Após a acolhida (vide modelo nos arquivos do ano 2007), pode-se, na rodinha provocar o assunto com a caixa de surpresa, contendo um animal de pelúcia. As crianças devem adivinhar o que tem dentro da caixa, através de pistas. Descoberto o animal, ele sai da caixa, se apresentando (pode ser um fantoche), dizendo como gosta de viver e como gosta do seu dono, pois é bem tratado e cuidado. O animal (fantoche) conversa com as crianças, perguntando se alguém tem um animal em casa e como cuida dele. Após este diálogo, que deve transcorrer em rítmo de novidade, de alegria e atenção às falas dos pequeninos, inicia a atividade dirigida.
Atividade dirigida: Quebra-cabeça individual, com um cãozinho tomando banho, para pintura. Outras idéias podem ser utilizadas aqui, como fazer o caminho do animal até o banho, por exemplo.
Pode-se combinar com os alunos para numa sexta-feira, trazer o seu animal de estimação, se for possível.
Para casa: atividade no caderno de desenho: Desenhe você cuidando do seu gato (exemplo); Pintura; entrevista com os pais, etc.
Na aula: Exibir um filme com animais. Ex. Os 101 daumatas.
Espero que esta postagem chegue em tempo.
Sucesso e felicidades mil

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...