sábado, 4 de outubro de 2008

Sobre os cursos de Pedagogia

Caros amigos, a notícia de capa da Revista Nova Escola edição 216 - out/2008, faz um alerta:
"O currículo dos cursos de Pedagogia, principal entrada na profissão, não contempla o "quê" e o "como" ensinar nem prepara para a realidade escolar, revela pesquisa da Fundação Carlos Chagas para NOVA ESCOLA"
Nesta reportagem, vários depoimentos revelam o quanto os alunos saem do curso despreparados para enfrentar a sala de aula.
Sei desta realidade e acompanho diversos cursos de Universidades diferentes, principalmente daqui da Bahia. Contudo, não acham que isso enfatiza a desvalorização dos profissionais em pedagogia? São diversas as instituições que me convidam para realizar trabalhos de coordenação e consultoria. Em muitas delas, o discurso de alguns professores é o mesmo: "não sei para que servem os pedagogos, pedagogo não pode me ajudar em nada, eu que estou na sala, que posso resolver sozinho os meus problemas, etc."
Este é um erro grave. Mas aprendi, com o cansaço e a experiência, que não vou provar para esses o valor do pedagogo, com insistentes debates. Realizo o meu trabalho e pronto. O meu trabalho fala por si.
Voltando ao assunto, não posso perder esta oportunidade de valorizar o curso que fiz, o qual foi maravilhoso, pois contamos com professores extremamente competentes. Fiz o curso na Uneb - Universidade Estadual da Bahia. Há oito anos atrás. Lá, conheci pessoas maravilhosas, professores inesquecíveis como Luciene, Isaura, Elizel, Lílian, entre tantos outros. Já era professora, já tinha experiência em sala de aula, portanto, tinha uma formação.
Os professores induziram os alunos a diversos estágios, e compartilharam conosco, conhecimento e experiência. O saber fazer foi trabalhado sim!
Acontece que nenhuma formação profissional se conclui na Universidade. A formação é continua, prossegue por toda a vida. Cabe ao pedagogo aperfeiçoar-se constantemente. É preciso buscar o próprio caminho. É preciso investigar, estudar e trabalhar muito, desde o processo de formação.
Portanto, estudantes de pedagogia, exercitem agora. Busquem instituições e realizem estágios, ainda que gratuitos, se engajem em projetos oferecidos pelas universidades, visitem a biblioteca, passeiem pelas prateleiras e leiam de tudo. De tudo mesmo. Dialoguem com os professores e colegas, nos corredores das universidades e fora delas, um diálogo produtivo. Abram empresas juniores! Façam e aconteçam e jamais deixem alguém desfazer da sua profissão. A pedagogia é um curso abrangente. Nos prepara para orientar professores de qualquer disciplina, de qualquer curso, se assim quisermos.
Não falta comida, falta vontade de comer!
Saúde e paz!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...