quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O que nos move?


Quando o desgaste físico toma conta e a angústia se aproxima, o que nos move? O que nos revigora e nos fortalece? Chegando o fim de ano, as atribulações são muitas. As festas, os presentes, as notas, a recuperação, o atendimento aos pais, ufa! Pensamos que não vamos suportar! Mas então, chega o dia da festa e a emoção evidente revela a alegria de ver as crianças e os jovens cantando, se apresentando, com a alegria de dever cumprido e de mais um degrau conquistado. Nos revigoramos e pensamos: vale a pena prosseguir!
Sim! Vale a pena! Já atendi alguns pais que disseram desistir dos seus filhos; outros têm medo e se submetem à vontade daqueles que deveriam respeitá-los e amá-los. Falei para uma mãe: Não desista da sua filha! Todos podem desistir. Os avós, os amigos, mas a senhora não. Se desistir, perderá a sua filha!
E nós educadores, podemos desistir? Todo fim de ano penso: vou mudar de profissão. Estou cansada de remar contra a maré. Algumas semanas e lá estou novamente, cheia de entusiasmo.
Isso porque tem a vontade que nos move. É esta vontade, fruto da certeza de uma vocação e de que não podemos nos esquivar; fruto do desejo de construir um mundo melhor, superior a todo o cansaço e desapontamento que nos faz renovar as forças e prosseguir.
O cansaço é do corpo, mas a vontade é do espírito. O desejo é do momento e a vontade é de uma vida inteira, ultrapassa o tempo. Portanto, nestes tempos difíceis, renovemos nossa vontade. Para isso não há fórmulas, mas acredito que aquelas velhas orientações continuam valendo:

1. Refletir sobre as próprias ações e pensamentos, programando o que pretende mudar e o que já conseguiu mudar em si mesmo.
2. Meditar. Entrar em contato consigo e com Deus. Nas meditações pense nos seus ancestrais e naquelas pessoas que para você são modelos de força, amor e sabedoria.
3. Fazer atividade física. Faz bem ao corpo e ao espírito.
4. Respire! Sempre que o cansaço bater, que a dúvida vier, que a ansiedade invadir o peito, respire. Isso renova não só o ar, mas a vida.
5. Cante!
6. Cuide da voz. Hidrate-a e utilize a voz para proferir palavras positivas. O mal não merece ser comentado.
7. Converse, troque idéias, some.
8. Ame, ame muito. Olhe para as pessoas em volta, para a natureza, para tudo, com um olhar amoroso, aquele que transcende o corpo e expande a alma.
9. Ore. A oração, dizia um grande mestre que tive, é a maior arma. Se soubermos orar, com serenidade e fé, com sinceridade e humildade, ajudaremos o universo a conspirar ao nosso favor, pois estaremos trabalhando energias salutares que beneficiam a nós mesmos e a todos que estão a nossa volta.
10. Perdoe. O perdão liberta a pessoa magoada. Portanto, para nos sentirmos livres e com a vontade de prosseguir, é preciso perdoar. Perdoe sempre, faça esse exercício amoroso.
11. Se permita ser feliz com as pequenas coisas e com os pequenos momentos. Não busque a felicidade fantástica em algum lugar ou em alguém. Ela está dentro de você.
Estas são atitudes que tento praticar. Não é fácil, pois a imperfeição é grande. O egoísmo, a incapacidade de perceber além das animosidades dificultam o processo. Contudo, persevero, e renovo a minha vontade, sempre. Assim, posso falar de educação e de educar, num exercício diário de educar a mim mesma.

Força, vontade e paz!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...