sábado, 11 de abril de 2009

O Saber sensível

Amigos e amigas

Os textos a seguir são fragmentos do módulo do Curso Saber Sensível - Uma perspectiva lúdica e afetiva na prática educativa, oferecido à distância e/ou presencial, com a carga horária de 80 horas e entrega de certificado reconhecido.
Observem e entrem em contato conosco para participar deste aprendizado maravilhoso!

"Caro (a) aluno(a), o Saber Sensível é uma concepção que vem trazer luz à prática educativa, pois volta o olhar da educação para o corpo enquanto instrumento primeiro e essencial da aprendizagem. Através dos textos e atividades deste módulo, você será convidado(a) a mergulhar no mundo da consciência de si mesmo e do outro, numa relação corpo, mente e espírito, rumo a um plano de ação eficiente na relação ensino-aprendizagem.

Respire fundo e mergulhe neste mar de curiosidades, sensações e descobertas do saber sensível!

Com carinho,

Naurelita Maia"


"...Assim, há um sentido em tudo o que é sentido, ou seja percebido pelo corpo. É simples. Pense comigo: cadeira. Imaginou?


Tenho certeza de que a cadeira da sua imaginação tem forma, cor, tamanho e, quem sabe, cheiro e movimento. Este objeto carrega em si mesmo, uma organização, uma função e ainda, a depender do objeto de recordação, um sentimento que lhe é peculiar. Estas características próprias são apreendidas pelos sentidos daquele que sente o objeto, daquele que entra em contato com o objeto. Você só conseguiu recordar ou imaginar esta cadeira, porque a sua memória corporal trouxe a imagem e as características registradas no contanto anterior com o objeto. Há, portanto, uma intencionalidade e um significado no objeto; há “um sentido no sentido” (JÚNIOR, 2001, p. 11-12). Há uma relação sensível do indivíduo com o objeto, que torna possível o principiar da educação...."

"... Vamos então ao significado destas palavras.

EDUCAR: De origem latina educare, significa “revelar o que está dentro”. Assim, é necessário que o educador instrumentalize o educando para tomar consciência de si, das potencialidades próprias e dos aprendizados adquiridos, expondo-os de acordo com as necessidades pessoais e sociais.

SABER: Significa numa concepção primeira “ter o sabor de”. Implica em saborear, incorporar, trazer para o corpo, o que está fora. Assim, segundo Júnior (2001, p.14), “O saber carrega um sabor, fala aos sentidos, agrada ao corpo, integrando-se feito alimento, à nossa existência.”

CONHECER: Implica em adquirir habilidades através da abstração, do pensar simbólico. Está relacionado às regras, teorias, normas, técnicas e aos significados abstratos.

O conhecer está para o intelectivo, assim como o saber está para o sensível...."

Participe!

Saúde e paz!

Um comentário:

Elaine dos Santos disse...

Oi, Nau! Td bem? vc perguntou sobre a webgincana,coloquei, no blog, algumas informações para os alunos: o que é? qual a proposta?, mas, na prática, estou usando como uma forma de introduzir o Pré-modernismo entre eles. Propus 10 questões para serem respondidas em grupo ao longo deste mês, as respostas são postadas no meu blog e apenas são publicadas depois que todos tiverem "cumprido a tarefa". No blog, vc encontra algumas perguntas já "liberadas". Penso que este seja "um piloto" para uma atividade mais abrangente durante a ExpoErico, atividade da escola, realizada em novembro. bjs

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