segunda-feira, 17 de maio de 2010

Copa do Mundo 2010

Caros amigos,
A Copa está chegando e com ela um arcenal de possibilidades de aprendizado, enriquecimento cultural e diversão em sala de aula.

A seguir, uma singela sugestão de aproveitamento da data na elaboração de um mini projeto, contemplando as áreas de conhecimento e habilidades. Trata-se de uma sugestão global, cabendo a cada educador e educadora adaptá-la às suas necessidades, ao perfil da turma, faixa etária e cronograma de conteúdos da escola.

Tema: Copa do Mundo 2010
Áreas de Conhecimento:
Linguagem, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ética e Cidadania, Educação Física, Inglês

Habilidades: Concentração, Criatividade, psicomotoras, lógico-matemáticas, linguísticas, emocionais

Objetivo:
Despertar e desenvolver habilidades, fazendo juízo de valor, opinando de forma dialógica sobre as nuances do Tema Copa do Mundo, no seu contexto histórico, cultural.

Metodologia: As atividades serão desenvolvidas de forma democrática, dialógica e criativa, tendo em vista o desenvolvimento das habilidades múltiplas e da construção sóciointeracionista dos alunos.
Procedimentos:
1. Fazer um levantamento, junto com a classe da seleção brasileira que irá disputar a Copa;
2. Sugeri pesquisa sobre:
A história de vida dos jogadores, a História da Copa do Mundo, a África - no contexto social, político e cultural;
3. Elaborar painel coletivo com os resultados das pesquisas;
4. Realizar rodas de leitura com artigos, notícias sobre a copa, fazendo análise contextual;
5. Realizar leitura de obras infanto-juvenis,que abordem o tema, como por exemplo, a obra Histórias de Futebol, da editora Scipione;
6. Criar desenhos, pinturas, pintura em camisa, textos, poesias e poemas sobre o futebol, a copa, a África e a relação entre Brasil e África;
7. Ler textos de Agostinho Neto, dos Cadernos Negros, de Castro Alves, Mia Couto, dentre outros;
8. Recriar os textos, através de outras expressões artísticas e literárias;
9. Desenvolver atividades, como jogo de botão, campeonato de futebol, colecionar figurinhas, criar painéis de jogadores, organizar torcidas, com elaboração de combinados, sobre comportamento ético e responsável.


Avaliação: As atividades serão avaliadas de forma processual e contínua, tendo em vista o desenvolvimento qualitativo individual do aluno.

"Cada homem è uma raça" (Mia Couto)

Estarei postando neste mês, alguns textos desses escritores que se transformaram em verdadeiras vozes da África e do Brasil.

Espero que esta singela sugestão auxilie neste trabalho edificante que é a educação.
Saudações Amorosas!

Um comentário:

periodo integral disse...

gostei muito da sua sugestão...
Obrigada!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...