terça-feira, 2 de novembro de 2010

Proclamação da República

Caros amigos, 

Com os versos
"Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós! "
A República é associada à liberdade - palavra idealizada, sonhada e desejada por todos os humanos de todos os tempos. Os meios para conquistá-la, diversos. Tanto na política, quanto nas relações íntimas, familiares. Aprendemos e continuamos neste exercício a conquistá-la, utilizá-la, como algo que se converte em ação, em relação, em poder e submissão, em desalienção e serviço, em educação.

Em tempos de conquista da primeira presidenta do Brasil, é preciso levar para a sala de aula, a proclamação da República, com um olhar de investigação, reflexão e ampliação de sentidos. Pensar nos vários sentidos em que se converte o termo República, não aquele do dicionário ou dos livros de história, não somente. Mas aquele vivenciado no dia a dia, nas histórias, na TV, na padaria, nas letras das músicas e na relação passado-presente, na convivência. Ampliar os sentidos, num processo dialógico tão pregado e defendido por Paulo Freire, num ir e vir de informações, olhares e ideias que eclodem em mil formas de se conduzir a República e a Liberdade.
Vamos lembrar Cecília Meireles, "...Liberdade, essa palavra/que o sonho humano alimenta/que não há ninguém que explique/e ninguém que não entenda..." . Vamos alimentar a nossa vida e a dos alunos com este sonho, fazendo-o uma atitude real, exercitando-a no interior das salas de aula.
Façamos um planejamento de aula em conjunto, ouvindo dos alunos o que eles querem aprender, pesquisar, investigar, discutir e sugerir sobre a Proclamação da República, inserindo diversas fontes, estabelecendo comparações e criando novas possiblidades de estudar, criar e viver.
Vejamos a seguir uma pesquisa realizada no site www.brasilescola.com, para auxiliar nos vossos trabalhos educativos.



Assim que tomou o lugar do regime monárquico, os republicanos se preocuparam em estabelecer novos símbolos que tivessem a função de representar a transformação política acontecida no final do século XIX. Já em janeiro de 1890, o governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca lançou um concurso visando a oficialização de um novo hino para o Brasil. Com isso, o Teatro Lírico do Rio de Janeiro foi palco da disputa que acabou sendo vencida por José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque (1867 – 1934) (letra) e Leopoldo Miguez (1850 - 1902) (música).

Atuando como
professor, jornalista, escritor e político, Medeiros e Albuquerque teve uma formação intelectual privilegiada, estudou na Escola Acadêmica de Lisboa e teve, no Brasil, o folclorista Silvio Romero como seu preceptor. No meio político foi um grande entusiasta do ideal republicano e, quando o novo regime se instalou, Medeiros e Albuquerque assumiu alguns cargos públicos e administrativos do novo governo.

Já Leopoldo Miguez saiu cedo do Brasil e, já nos primeiros anos de vida, se dedicou aos
estudos musicais na Europa. Em 1878, voltou ao Rio de Janeiro para abrir uma loja de pianos e música. Sendo professo defensor da República, recebeu auxílio para retornar para a Europa e ali concentrar informações sobre a organização de institutos e conservatórios musicais. Em 1889, fora nomeado como diretor e professor do Instituto Nacional de Música.

Mesmo ganhando a disputa, o hino formado por esses renomados artistas acabou não sendo utilizado como o novo hino do país. Em um decreto de janeiro de 1890, o governo brasileiro estipulou que a criação fosse empregada como sendo o Hino de Proclamação da República. Desse modo, a composição acabou sendo conservada como um dos mais significativos símbolos que representam a proclamação do regime republicano brasileiro.


No ano de 1989, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense comemorou o centenário da República utilizando uma parte do refrão do Hino em seu samba enredo. Muito pouco utilizado em solenidades oficiais, esse hino precisa ser resgatado como um dos mais significativos símbolos de nosso regime político. Segue abaixo a letra para aqueles que tiverem interesse em contemplar o seu conteúdo.


Seja um pálio de luz desdobrado.

Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperança, de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!

Liberdade! Liberdade!

Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Nós nem cremos que escravos outrora

Tenha havido em tão nobre País...
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais! Ao futuro
Saberemos, unidos, levar
Nosso augusto estandarte que, puro,
Brilha, ovante, da Pátria no altar!

Liberdade! Liberdade!

Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Se é mister que de peitos valentes

Haja sangue em nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou este audaz pavilhão!
Mensageiros de paz, paz queremos,
É de amor nossa força e poder
Mas da guerra nos transes supremos
Heis de ver-nos lutar e vencer!

Liberdade! Liberdade!

Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Do Ipiranga é preciso que o brado

Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso País triunfante,
Livre terra de livres irmãos!

Liberdade! Liberdade!

Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz! 

Fonte: http://www.brasilescola.com/historiab/hinodaproclamacaodarepublica.htm

Para comparação de leituras e ideias:


Bandeira da Inconfidência (Cecília Meirelies)
Através de grossas portas sentem-se luzes acesas
e há indagações minuciosas dentro das casas fronteiras
olhos colados aos vidros, mulheres e homens à espreita
caras disformes de insônia vigiando as ações alheias(...)
atrás de portas fechadas à luz de velas acesas
uns sugerem, uns recusam, uns ouvem, uns aconselham
se a derrama for lançada há levante com certeza
corre-se por essas ruas, corta-se alguma cabeça
no simo de alguma escada profere-se alguma arenga
que bandeira se desdobra?
com que figura ou legenda?
Coisas da maçonaria, do paganismo ou da Igreja?
A Santíssima Trindade, um gênio a quebrar algemas? Atrás de portas fechadas à luz de velas acesas
entre sigilo e espionagem acontece a Inconfidência
e diz o Vigário ao poeta "escreva-me aquela letra do versinho de Virgílio"
e dá-lhe o papel e a pena. E diz o poeta ao Vigário,
com dramática prudência:
"Tenha meus dedos cortados antes que tal verso escrevam" Liberdade, ainda que tarde, ouve-se em redor da mesa
e a bandeira já está viva e sobe na noite imensa
e seus tristes interventores já são réus, pois se atreveram a falar em liberdade,
que ninguém sabe o que seja através de grossas portas
sentem-se luzes acesas,
e há indagações minuciosas dentro das casas fronteiras...
Que estão fazendo tão tarde, que escrevem, conversam, pensam
mostram livros proibidos? lêem notícias nas gavetas?
terão recebido cartas de potências estrangeiras? Antigüidades de Minas, em Vila Rica suspensas
Cavalo de Lafaiete saltando vastas fronteiras
Oh, vitória, sestas, flores das lutas da Independência
Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda
e a vizinhança não dorme, murmura, imagina, inventa,
não fica bandeira escrita, mas fica escrita a sentença... 

 



*Proclamação da República*
-15 de Novembro-

República Democrática Brasileira
Liberdade de idéias e desejos
Soberania popular assim se faz
Quando a palavra tem força hora e vez

Foram vinte anos de lutas e ideais
Para fugir do sistema monárquico
O povo não participou em geral
O movimento foi da elite já enfática.

Quando as mentes comungam parceiras
Buscando na força da palavra em pauta
As armas, a igreja nesta luta guerreira.
Vence o regime cai à crise exausta

A República venceu ganhou status
Trinta e um presidentes empossados
Cento e dezoito anos de poder contados
Em cada mandato esperanças postadas

Perfeição para missão tão árdua
Impossível para um país tão imenso
Uma nação de miscigenação variada
Mas crescemos o cada dia é intenso

Sogueira

Ler mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=22286#ixzz14BB1L9Cf
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Caros amigos, leiam, pesquisem, declamem, cantem e inaugurem ideias nestes novos tempos de república.
Saudações Fraternas
Para saber mais:http://educadoresdesucesso.blogspot.com/2008/10/projeto-proclamao-da-repblica.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...