domingo, 30 de janeiro de 2011

PLANEJAMENTO - PENSANDO NOS OBJETIVOS

Caros amigos,


Uma das dificuldades relatadas por professores é na elaboração dos objetivos. Assim, seguem algumas dicas para facilitar o planejamento e acertar no objetivo!

1. Antes dos conteúdos sempre vem os objetivos. Contudo, pense primeiro nos conteúdos, faça uma listagem e depois, para cada conteúdo pense no para quê e por que ensinar tal assunto.
2. Há dois tipos de objetivos: geral e específico;
3. O objetivo geral, como diz o próprio nome, dá uma visão abrangente, generalizada; Resume todos os objetivos em uma meta maior;
4. O objetivo específico refere-se a cada conteúdo, tema e subtemas, estreitando o foco naquilo que deve ser atingido a cada aula ou grupo de aulas;
5. Os verbos a serem escolhidos devem ser de ordem direta e específica;
6. Veja alguns verbos que podem ser usados nos objetivos específicos: Especificar, listar, elaborar, confeccionar, conceituar, classificar, comparar, traçar, analisar, ler, calcular, propor, definir, etc.
7. Veja alguns verbos que podem ser usados no objetivo geral: Compreender, reconhecer, discernir, valorizar, conceituar, construir, elaborar, colaborar, estabelecer, classificar, dirigir, auxiliar, atingir, transformar, criar, ampliar, perceber, questionar, orientar, atender, enriquecer, reagir, despertar, analisar, definir, alcançar.
8. Você pode definir o tempo previsto para alcançar determinada meta. EX: Ao final da aula, os alunos deverão ser capazes de identificar e classificar as partes das plantas.

Não é tão difícil, não é? É só pegar a forma e ter clareza do que você quer atingir, das suas intenções.

Agora, pensados e elaborados conteúdos e objetivos, é só partir para a metodologia!

Sucesso!
Até a próxima!

4 comentários:

Josete disse...

Boas dicas, Nau!
É no ínicio do ano letivo que muitos de nós nos enrolamos na questão do planejamento. sua dicas são valiosas e podem ajudar bastante na elaboração dos objetivos de ensino. Parabéns!
Josete
http://teofilopreservamata.blogspot.com

Anônimo disse...

Naurelita quero lhe agradecer pelo material maravilho sobre planejamento e ludicidade que adquiri e foi um sucesso no planejamento de 2011 com os professores do meu municipio, Foi a 1ª vez que planejei e seu material é completo com roteiro e tudo mais. material esse suficiente para 2 planejamentos semestrais.

Agradeço por tudo
Que DEUS te abençoe e muito SUCESSO!

Eliane Porto

Unknown disse...

Parabéns!! Estava com um pouquinho de duvida sobre os objetivos...agora estou tranquila.

Eni disse...



Você me ajudou muito com teu trabalho maravilhoso sobre os objetivos.Parabéns!!Que Deus te ilumine sempre!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...