sexta-feira, 11 de março de 2011

Lição de Casa



A Lição de Casa é uma oportunidade de reflexão, revisão, auto-avaliação e consolidação de conceitos, estratégias e atitudes.
Não há aprendizado prolongado sem prática, sem exercício. Os exercícios de casa têm o papel primordial de possibilitar esse aprendizado.
Portanto, vamos atentar para a responsabilidade amorosa com as lições de casa!
Seja uma pesquisa, uma pequena revisão, uma lista ou uma atividade prática, vamos realizar com amor e cuidado; planejando sempre para não esbarrar nas entregas de última hora.

Como devem ser realizadas as Lições de casa?

Não há uma regra geral para todos os alunos, pois cada um tem um ritmo e uma necessidade diferente.

Proponho que faça um plano de horários, considerando:
• Atividades extras, como cursos de informática, ballet, etc;
• Atividades eventuais, como idas ao médico;
• Momento de lazer;
• Momento de descanso;
• Horários de aula na escola;
• Calendários de avaliação;
• Dificuldades e aptidões em cada matéria.

O ambiente deve ser tranquilo, arejado e com boa iluminação.

Numa sociedade em que se fazem várias coisas ao mesmo tempo, é provável que o adolescente prefira estudar ouvindo música. Se a música estiver num volume adequado e for de gênero mais tranquilo; e se o adolescente realmente demonstrar um bom rendimento, não deve ser excluída da realização da atividade. Mas interrupções como telefone, visitas, televisão atrapalham o raciocínio lógico e a motivação para a realização das lições.

Como ajudar seu filho na realização das tarefas?

Auxilie o seu filho nas tarefas, mas não faça por ele. Se assim o for, estará contribuindo com a camuflagem de possíveis dificuldades ou potencialidades que ele só poderá descobrir se abraçar os desafios na realização das tarefas.
Estimule a leitura de diversas formas: Leitura silenciosa, leitura oral, leitura com pausas para reflexão, leitura com pausas para escrita, leitura com consulta ao dicionário, etc.

Pesquise junto: Não fique presa a um tipo só de pesquisa. Explore os livros, as revistas, os periódicos, a internet, a biblioteca.

Lembre-se! Só tem dúvida quem estuda!


Quando não conseguir resolver uma questão, assinale e fale com a coordenação para agendar horário com o professor se for necessário. Estimule a criança ou o adolescente a tirar dúvidas com os professores, em sala de aula ou na escola.
Lembramos que no Gabriel Arcanjo não permitimos a prática de reuniões em grupo fora da escola ou no horário oposto ao do aluno. Todas as atividades em grupo são realizadas na sala de aula com a supervisão do professor da disciplina.

Por fim, dialogue com seu filho. Procure escutá-lo, perceber as suas dificuldades e potencialidades. Estimule-o a estudar, conscientizando-os sem precisar de premiações. Negocie horários, formas de aprendizado, para que as tarefas possam ser realizadas sempre em harmonia e equilíbrio.

Se desejar uma consultoria para planejamento de horários, é só nos procurar que estaremos prontos para atender!

Boas tarefas e um excelente aprendizado!
Naurelita Maia

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...