quarta-feira, 8 de junho de 2011

Planejamento - cuidados e intenções na elaboração dos objetivos

Caros amigos,


O ato de planejar, por se tratar de uma dinâmica que corresponde às intensões espaço-temporais da educação, está sujeito a diversas alterações e pode ser construído de diveras formas.
Observando as falas das pessoas que me procuram para auxiliar nesta construção, fiz um pequeno levantamento dos cuidados que devemos ter e talvez não tenha citado antes nestas postagens. Espero que de alguma maneira possa contribuir com o trabalho de vocês.
Há dois objetivos a serem elaborados: o geral e os específicos.
O objetivo geral, como o próprio nome diz, dá uma visão abrangente das habilidades e competências que os alunos deverão alcançar. 
Os objetivos específicos tratam dos detalhes, de cada aspecto a ser alcançado.
Deve-se ter o cuidado na escolha dos verbos a serem utilizados. Estes verbos devem ser diretos, expressando uma ação. Cabe nos objetivos específicos utilizar verbos, como Identificar, Definir, Classificar, Seriar, Conceituar, etc.
 Embora os PCN's apresentem alguns verbos, como Conhecer, Compreender, etc., estes não são bem aceitos atualmente, pois são muito genéricos e dificultam na elaboração de critérios para a avaliação.
No entanto, penso que são necessários como objetivos gerais, devendo ser acrescentados de verbos mais específicos.
É importante lembrar que não se trata do objetivo para o professor, mas para o aluno. É aquilo que o aluno deve atingir e não o professor.
Veja os exemplos:
"Ler automaticamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los." (PCN de Língua Portuguesa)
Este objetivo geral do 2º ciclo, não deixa claro quais os gêneros previstos. Esses deveriam ser descritos. 
Este objetivo carece, para melhor entendimento, de objetivos específicos, os quais devem conter os gêneros a serem estudados, as estratégias a serem conquistadas. 
Poderia ser um dos objetivos específicos deste Objetivo Geral:
"Produzir bilhetes, cartas e emails, identificando as características de cada gênero, e utilizando-os de acordo com a necessidade;"
 Convem lembrar que o plano deve estar voltado para as necessidades do aluno, para o desenvolvimento das potencialidades do aluno. Portanto, os objetivos devem ser elaborados com vista nos conhecimentos que os alunos devem construir.
Num plano de aula onde o aluno é passivo, ele apenas absorve o conhecimento, que é transmitido pelo professor.
Num plano de aula onde a intensão é considerar o aluno como sujeito ativo, criador de possibilidades de aprendizado, o conhecimento é provocado pelo professor, mediado, mas o aluno constrói, cria, através do levantamento de hipóteses, da análise da pesquisa, do espírito investigador. Este espírito sim, deve ser fomentado pelo professor. Por isso, é importante que nos objetivos, os verbos demonstrem a ação dos alunos, aquilo que eles vão analisar, refletir, comparar, discutir, conceituar, identificar e apropriar-se a ponto de criar novas possibilidades de intervenção no meio.

Saudações Fraternas!

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