quarta-feira, 27 de julho de 2011

Esperança

A esperança é um sentimento e uma atitude humana, necessária à sobrevivência da nossa espécie. No entanto, às vezes confundimos esperança com teimosia, controle, vício, medo... Por isso se diz que não há mais esperança. A esperança, quando bem compreendida, traz libertação, superação, autoestima, coragem e vontade de ser feliz, ainda que o preço seja dizer não.


Muito se questiona sobre a esperança. Diz-se dela, como a última que morre. Outros se dizem cansados, porque passam a vida inteira esperando por algo que não acontece, e desistem de ter esperança.

Às vezes a esperança é utilizada apenas como sensação, desejo imóvel, sem a força da vontade. Fica no pensamento, remoendo dias e noites, o desejo por algo que não ocorre, até que o cansaço ou desinteresse bate à porta e se perde aquela esperança.

Noutros momentos a esperança implica em ação, uma reunião de atitudes que mobilizam a pessoa para a concretização do seu desejo. Nem sempre essa realização acontece do jeito que se espera, ocorrendo a frustração. Isso porque não aprendemos culturalmente a lidar com os imprevistos, com a liberdade do outro de ser e estar, com as mudanças às quais o Universo nos impele. Nem sempre contamos com o fator humano. Procuramos manipular os ensinamentos de força de vontade, desejo e esperança para a realização de algo que nem sempre é o melhor, de algo que é fruto de uma teimosia, de comportamentos viciosos, que trazem mal estar, tristeza, agressividade, medo e alheamento à vida.

Caros amigos, companheiros de jornada

A esperança é algo vivo, que deve ser alimentado junto coma certeza da mudança e do nosso aprendizado constante. A esperança deve ser aliada não só à fé em Deus, mas à fé em si mesmo e à crença no ser humano.

Sabemos de quantas atrocidades existem, lamentamos pelas perdas dos entes queridos, pela dor dos que sofrem e agradecemos a Deus pelo que temos e pelo que somos. Mas é preciso demonstrar gratidão através de atitudes esperançosas.

Quando compreendemos o verdadeiro sentido da esperança, desejamos não só o celular da última moda, mas também dividir com alguém o que temos. Quando sentimos o que é esperança, somos capazes de realizar os nossos desejos sem fazer mal ao outro. Então somos capazes, em qualquer tempo ou idade, em qualquer situação de saúde, religiosa ou financeira, de incentivar o outro a viver. Não porque já sabemos, mas porque estamos juntos, aprendendo, e sabemos que aprender dói e é maravilhoso.

Somos solidários com a dor do outro, com a dificuldade dos nossos colegas.

Quem tem esperança não se demora em desejar mal, porque sabe que o mal é a carência de amor.

Quem tem esperança, tem espelho e por isso, consegue enxergar beleza em si mesmo e nos outros, sem preconceito.

Temos uma beleza que passa, a da pele a da elasticidade e da força física. Valorizemos isso, cuidando do corpo com alimentos saudáveis, sem agredi-lo com drogas e outros males.

Tenhamos esperança! O corpo é a morada da alma! Cuidemos dessa morada com carinho, façamos esse gesto de amor por nós mesmos. Assim sempre iremos atrair as melhores companhias e as melhores chances do universo.

Temos uma beleza que é eterna! A da mente e do espírito! A memória, a inteligência e a sabedoria são frutos de exercício diário e espelho desta beleza.

Leiam sempre, analisem, critiquem, avaliem, sempre com generosidade, com afeto, sem agressão nem preconceito consigo ou com os outros. Estes últimos são responsáveis pelas guerras e pela morte da esperança.

Tenhamos esperança, sabendo que nem sempre as coisas vão ocorrer da maneira que esperamos; sabendo quem nem sempre poderemos evitar o sofrimento, a decepção e a tristeza, mas acima de tudo, sabendo que nesta grande escola há sempre espaço e tempo para superação, alegria, perdão, união, aprendizado e paz.

Sejamos esperança!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...