segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Metodologia - sob a perspectiva do saber sensível



Cada vez mais me certifico de que a grande dificuldade e o grande desafio é esse: uma metodologia que funcione em sala de aula; que una currículo, planejamento e realidade.


Por isso insisto nestas teclas.

Hoje trago esta perspectiva do Saber Sensível. Uma concepção que entende o aprendizado primeiro como o aprendizado através dos sentidos.

Tudo primeiro passa pelos sentidos. Precisamos cheirar, tocar, saborear, ver, sentir, para aprender.

Portanto que tal considerar esta realidade na hora de planejar, de pensar na metodologia a ser aplicada em determinada aula?

Quando utilizamos a música, a poesia, o movimento, o olhar, o som da voz com uma intenção planejada, atingimos de forma mais significativa os nossos alunos, provocando neles, o desejo, o espanto, a curiosidade, a memória.

Já percebemos que a antiga arte de decorar tinha e tem seu valor, mas sabemos do que fica gravado ao longo da nossa vida: é aquilo que toca a nossa retina e os nossos ouvidos, a nossa pele e o nosso paladar de forma decisiva, significativa.

Por isso, aproveitemos as metáforas tão lindas da nossa literatura para ensinar, seja qual for a área do conhecimento. Mas tenhamos cuidado, criticidade, para não enfatizar através destas mesmas metáforas, conceitos e ideologias que reforcem a desigualdade, a violência, a banalização do sexo e das relações de gênero.

Tudo é bem vindo, quando escolhemos os instrumentos de acordo com a faixa etária, o nível de complexidade e as ideologias presentes.

Não esqueçamos de que tudo educa, tudo transforma e tudo concorre com a formação do ser e da sociedade.

Vamos deixar marcas positivas, memórias bonitas e significativas, deixando por onde passarmos o suave perfume da sabedoria, da liberdade, da auto-estima elevada e do respeito entre os seres.



Saudações fraternas!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...