segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Dia da Árvore e Primavera, uma sugestão inter-transdisciplinar

Que tal lembrar nesta semana que todos fazem parte do meio ambiente e que o nosso comportamento, os nossos pensamentos e sentimentos influenciam no equilíbrio da natureza?
Sugestão de Atividades:
Inserir esta data no contexto das disciplinas.
Língua Portuguesa: Trabalhar textos que abordem o tema _ interpretação, reconto, narração, gramática, ortografia. (Farei uma postagem só com textos)
História: Resgate da História do Pau-Brasil; abordar questões como exploração e desmatamento desde o período colonial. Identificar APAs (Áreas de Preservação Ambiental) que têm mudas de Pau-Brasil, entre outras árvores.
Geografia: Relacionar a necessidade de áreas verdes com o equilíbrio climático, com o estilo de vida, etc. Trabalhar mapas, identificando essas áreas.
Ciências: Identificar espécies de vegetação que servem como alimento, remédios e como ornamentação, fazendo uma exposição de mudas, identificando-as quanto aos nomes popular e científico e apontando utilidades, cuidados e como cultivá-las.
Artes: Infinitas possibilidades. Confecção de flores com sucata, decoração de ambientes; confecção e exposição de brinquedos com sucata, desfile temático, utilizando material reciclado.
Pesquisar pintores que retrataram o tema Natureza, árvores, etc. Fazer pintura em tela.
Matemática: Criar problemas que envolvam o tema, de maneira comportamental. Trabalhar gráficos e tabelas que envolvam índice de plantas e animais em extinção.
Ética e Cidadania: Comportamento ambientalmente correto. Diálogo, peças teatrais, apresentação de seminários que abordem o comportamento ambiental urbano, no cotidiano do aluno.
Uma ótima idéia é fazer Ikebanas, uma arte oriental de arranjos com flores naturais. Esta prática envolve todo um trabalho de comportamento, sensibilidade, sentimento e solidariedade.
(Postarei receitas de algumas Ikebanas)
O mais importante: Não deixar a sua prática se esvaziar num acúmulo de tarefas, sem as devidas reflexões. Dêem espaço para os alunos refletirem, analisarem e concluírem, praticando a autonomia na construção do saber e na mudança do comportamento.
Abraços Primaveris!

2 comentários:

Unknown disse...

OI! visitei, e amei.Bjs.Sol

Anônimo disse...

Maravilhoso!!!!! Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...