segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Planos de aula - Educ. Infantil

Caros colegas e futuros educadores,

Como havia prometido segue uma sugestão de plano de aula.
Este é voltado para a Educ. Infantil. Embasado na busca por uma rotina de atividades diversificadas, este plano caracteriza-se pela sua simplicidade e praticidade, apresentando uma organização e uma visualização que facilitam o processo de elaboração.
Pode ser modificado de acordo com as necessidades e possibilidades de ação levantadas por cada professor.


Plano de Aula – Educação Infantil
Professora ____________________________
Grupo _____________________ Turma ____________ Turno _________
Unidade ____________________ Período Semanal _________________
Dia, Data
Acolhimento - (Descrição da rotina de chegada. Neste momento, enquanto a professora recebe as crianças que estão chegando e organiza material, como mochila e lancheira, os alunos podem está envolvidos em atividades diversificadas – uma para cada dia da semana, como: picote, fazer bolinhas de papel, colagem, desenho, pintura, massinha, lego, leitura de revistinhas e livros de história, etc., todas previamente preparadas.)
Rodinha - (A roda é essencial ao trabalho educativo com estas séries. Neste momento, professor e alunos interagem, fazendo oração, cantando, contando histórias e conversando sobre o assunto do dia.)
Atividade I – (Descrição de atividade correspondente ao assunto trabalhado)
Lanche e recreação – (É importante diversificar a rotina de lanche, promovendo lanche coletivo, piquenique, etc. A recreação pode ser livre, com a atenção do professor e monitor e dirigida, com jogos e atividades pré-elaborados e descritos neste espaço.)
Momento da Calmaria – (Neste momento, o professor pode realizar diversas atividades, como relaxamento ao som de músicas tranqüilas, através de movimentos ou simplesmente deitados; audição de história, etc.)
Atividade II – (Descrição de atividades de desenvolvimento psico-motor, sejam elas de escrita, colagem, recorte, ou movimento; abordando diversos temas de diversas áreas do conhecimento)
Despedida- (música, troca de carinho e gentilezas, recadinhos, etc. – É importante que a professora e/ou a monitora arrumem e perfumem as crianças, aproveitando este momento para uma conversa carinhosa a respeito da higiene pessoal e da alegria que este momento envolve.)
Atividades do dia - (descrição das tarefas do dia para casa e classe, indicando pág. do livro, quanto for o caso.)
Observações - (Considerações avaliativas após a concretização da aula, sobre a validade e os efeitos da aula desenvolvida, bem como sobre o comportamento de cada aluno.)
Desejo que seja útil!
Boa Semana e bom trabalho!

39 comentários:

Anônimo disse...

olá..adorei a dica do plano de aula pois sou professora com pouca experiencia mas com muita vontade de aprender! Estarei sempre visitando vc e espero que possa continuar me dando dicas de como seguir!!
beijos

Anônimo disse...

Olá,

Sou estudante de pedagogia e Assistente Social. Nunca tive experiência com educação infantil, portanto gostei muito da orientação sobre o plano de aula.

Muito obrigada !

Aliny Karla disse...

Oiii,gostei meuito do modelo de plano...Faço Pedagogia e acabo de entrar na viajem de vida dentro da educação...Como é minha primeira experiencia no ramo da educação ..exijo muito de mim e sempre estou em busca de novidades então posso dizer que ajudou muito!!!

Valeu!!!

bjus

sonia disse...

Olá sou estudante de pedagogia,mas nunca tive experiência em sala de aula pois, fiz formação geral.
Gostei muito do plano de aula que você fez.

Anônimo disse...

olá! sou estudante de pedagogia e ja tive algumas experiëncias em salas de aula gostei muito da dica.valeu.

professorabessa disse...

Olá sou tutora do PROINFANTIL gostei do roteiro mas eu preciso de algo mais convincente, pra pré-escola. poderiam me enviar um plano com brincadeiras completo? abraços. OROZINA BESSA

Anônimo disse...

VAL MARTINS CE
estou começando a missão de ser cooedenadora de uma escola do infantil fundamental 1 e 2 preciso de muita ajuda para planos de aulas semanal digo muitas idéias!!

Anônimo disse...

Nádja disse...

Oi,Tudo bem! gostei de seu plano de aula, ensino há 7 anos em uma escola e nós professores sempre precisamos nos reciclar.Aprender nunca é demais,sempre é bom descobrimos coisas novas p/ nossos alunos.Obrigada e um abraço.

Anônimo disse...

OLÁ, GOSTEI MUITO DESTE PLANO DE AULA, E COM CERTEZA TOAMREI POR BASE(SE NAO SE IMPORTAR). SOU FORMADA EM LETRAS FAREI CURSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E LETRAMENTO, GOSTARIA MUITO DE TROCARMOS EXPERIENCIAS POIS ANICIAREI EM UMA ESCOLA INFANTIL E ESTOU MEIO PERDIDA EM COMO COMEÇAR OU POR ONDE, ATÉ PELO SIMPLES FATO DA ANSIEDADE. SERÁ QUE COMEÇO A INVESTIR EM LIVROS DIDÁTICOS??
AGUARDO VOCÊ.
byamachado@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Nossa este modelo de planp de aula me ajudou muito!!!
Obrigada.

luciadiniz disse...

Quero muito agradecer a oportunidade que me foi dada neste dia de aprender um pouco mais sobre o assunto, que é do meu interesse e estava me deixando triste,porque não sabia por onde começar,por falta de experiência,e aqui encontrei uma base maior.Quero manter contato,posso?vou deixar meu endereço tá? luciadiniz.2007@hotmail.com um grande abraço e obrigada.

Anônimo disse...

Maria de Jesus,mcp...
Oi!!!
Sou Professora de 1ª à 4ªsérie e estudante de pedagogia. Nunca tive experiência com educação infantil, portanto gostei muito da orientação sobre o plano de aula estou fazendo estágio com crianças do 2ºperiodo.

Muito obrigada !

Daiany disse...

oi... adorei seu blog, me ajudou bastante co o plano de aula beijos

Unknown disse...

Olá!!!
Sou Acadêmica de Engenharia Florestal e tenho que desenvolver uma atividade com esse publico lindo que são as crianças,o tema é voltado para o aprendizado e interação com o meio ambiente,mas, estava totalmente perdida suas sugestões me serão de grande valia!!!
Obrigadão e muito sucesso para você!!!

Josy
São João da Baliza-RR

Anônimo disse...

Olá, sou estudante de Pedagogia e adorei a dica sobre a elaboração do plano de aula da educação infantil. muito esclarecedor.

Biejos

Kátia Regina

Luziara disse...

Jesus! Amei tudo por aqui. Estou abrindo uma escolinha e como sou formada em letras, não tenho muita experiência com ensino infantil. Amei o plano semanal, vou passar para minhas professoras. Que chuvas de bençãos seja derramada em tua vida.Bjs, Luziara

Anônimo disse...

Olá,
Gostei muito muito da suas informações, sou estudante de pedagogia e as vezes me sinto perdida com tantos trabalhos.
O meu incentivo foi o meu netinho ao qual fui descobrindo as necessidades dele dai decidi fazer este curso. Ouvi sua musica cativar, pois é a mesma do centro e por incrível que pareça ao ouví-la, enxerguei os caminhos para todas as minhas dúvidas.
Que Deus te abençoe.
Sempre tirarei minhas dúvidas com você.
Meu nome é Maria e moro em São Paulo.

E.M.E.I Leãozinho disse...

ola, adorei seu blog, queria umas sugestão para começar o meu que criei para minha escola, espero que possa me ajuda.
bjss

Anônimo disse...

Olá, adorei a dica, sou estudante de pedagogia, atualmente nõo estou na área, vai me ajudar muito esta dica.

Brigadinha querida!

Bjinhus

Andréia disse...

Olá, gostei muito desse plano de aula semanal, sou estudante de pedagogia e preciso elaborarum plano de aula mais estou pedidinha porque não é bem isso que me pediram. Você poderia me ajudar? Meu e-mail é n.andreiacristina@gmail.com

Anônimo disse...

Este plano de aula me ajudou muito. Obrigada!

Se tiver sugestões para uma aula seguindo a linha da Pedagogia Waldorf, por favor, poste no blog, ok!?

Bjs*

rosemary disse...

gostei muito do plano de aula e vou tomar como base para o meu dia a dia.como disse minha colega vanessa, estarei sempre visitando vc e espero que possa continuar dando dicas de como seguir!!
beijos ROSE

Alisangela disse...

Oi , adorei o plano de aula!!
Mais se não fosse muito incomodo, gostaria que vc me ajudasse a fazer um plano de aula para o são joão!
Não to conseguindo fazer sozinha!!
um bjus fiq com deus!!!

Anônimo disse...

olá, sou Alessandra landin de Macapá e adorei essa dicas de plano de aula, com certeza vão ser muito útil ja que estou iniciando na educação infantil. muito obrigada!!!!!

Unknown disse...

Olá, querida, tudo bem?
Estou cursando o 4º semestre de Pedagogia.
Estou elaborando um plano de aula para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Tenho que elaborar questões sobre sintaxe, pragmática, morfologia e semântica.
Será que você pode me ajudar?
Aguardo contato pelo meu e-mail.
Muito obrigada.
Jéssica Carvalho
(jessica.carvalho@ymail.com)

Anônimo disse...

Tank you.......
Sucesso

Bruna medeiros. disse...

Olá querida,
estou fazendo o normal e na aula de pedagogia a prof me pediu para fazer um plano de aula baseada na formação curricular a formação continuada. Só que não entendi muito bem o tema!
Tem como voce me ajudar?
Espero resposta.
orbigada.
beijos.

Onilda Marques disse...

Onilda Marques
Olá gostei muito desse plano de aula estou fazendo pedagogia a pouco tempo estou adorei esse plano de aula

Anônimo disse...

Adorei se blog e suas ideias. Virei sempre aqui. Sucesso e que Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Oi sou Daniela, professora de educação infantil e agradeço muito a dica. Parabéns pela aula. Obrigada. Daniela.

Anônimo disse...

Adorei seu plano de aula, me ajudou bastante. Obrigada!

Aline Zuim disse...

Gostei muito. Estou pesquisando para desenvolver uns planejamentos diários para uma prova de seleção de professores em uma escola de ed. infantil que estou tentando trabalhar. Vai me ajudar muito suas dicas. Abraços!

neusa disse...

Sou professora nova estou com bastante dificuldade para lecionar na educação infantil,adorei o plano de aula.Estou usando com meus alunos.Valeu....

Anônimo disse...

Gostei muito estou tendo minha primeira experiência com crianças e preciso mutio de ajuda para fazer o meu planejamento vou tentar com o seu e vamos ver como vai ficar espero que de certo pois gostei muito.

Aldinha disse...

Boa tarde!

Parabéns pelo blog!

Abraços!

Naurelita Maia disse...

Obrigada, Aldinha. Visite sempre!
Luz e paz!

Unknown disse...

eu qeria saber como agente se faz um plano de aula,
poq estou cursando pedagogia, e vou me especializar em series iniciais.

Jéssyca disse...

Adorei o blog . Muito interessante as matérias. COntinuem assim. PArabéns .. bjuss :*

thennowh disse...

reference 7a replica bags wholesale look at this website Ysl replica handbags click here for info best replica bags

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...