domingo, 12 de fevereiro de 2012

Receita de Papel Machê

Não é 'bombril", mas tem mil e uma utilidades. O papel machê, essa mistura de papel, cola e água, é utilizado por volta de dois séculos antes de Cristo. Os chineses usaram para confeccionar dragões e enfeitar suas alegorias de ano novo. Também usaram para moldar capacetes para os exércitos. Na França e na Inglaterra vários objetos de decoração e arte tinham o papel machê como instrumento básico. Na Itália, as tradicionais máscaras de carnaval.
No Brasil, o papel machê se popularizou devido a versatilidade da sua massa, o que possibilita confeccionar desde simples objetos de brincadeira até instrumentos de decoração, arte e utensílios.
A massa original envolve água, papel picado, cola e gesso.
Como a rigidez da massa, após secagem é garantida mesmo sem o gesso, vai aqui uma receita simples, prática, que toda criança e adulto pode fazer.

Material

2 litros de água
jornal ou papel higiênico picado
cola plástica
bacia

Modo de fazer

Deixe de molho na bacia, o papel picado com água.

Após ele está diluido, pegue as porções e aperte com as mãos para retirar a água.
Coloque o papel em outra bacia e adicione a cola, misturando bem, até obter uma massa homogênea e solta, que não grude nas mãos.

Agora é só modelar os objetos que quiser e deixar secar. Após a modelagem está bem seca, é só pintar com tinta guache ou acrílica.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...