quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

2013 - Centenário de Vinícius de Moraes



2013 é o ano do centenário de Vinícius de Moraes, o nosso “poeta da paixão”.

Marcus Vinicius de Mello Morais nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913 emorreu no Rio de Janeiro, no dia 09 de julho de 1980, por conta de isquemia cerebral.
Dedicou-se à poesia e à música desde a mais tenra idade. Também foi jornalista, dramaturgo e diplomata. Fez parcerias musicais com Toquinho, Tom Jobim, Baden Powell, João Gilberto, Francis Hayme, Carlos Lyra e Chico Buarque. Entre suas músicas destacam-se: "Garota de Ipanema", "Gente Humilde", "Aquarela", "A Casa", "Arrastão", "A Rosa de Hiroshima", "Berimbau", "A Tonga da Mironga do Kaburetê", "Canto de Ossanha", "Insensatez", "Eu Sei Que Vou Te Amar" e "Chega de Saudade". 

                                                           
Seus poemas e canções são abrangentes, abordando temas diversos, como a mulher, o relacionamento, a religiosidade, a política, a mitologia, a cultura popular brasileira e a infância.
Vale a pena conhecê-lo melhor e propor diversas atividades neste ano, abrangendo o público infantil, os adolescentes, adultos e educadores.




Uma sugestão é ensaiar com as crianças, o espetáculo muiscal A Arca de Noé. São diversos poemas-canções frutos da parceria Vinícius e Toquinho, eternizados no musical realizado na Globo em 1980.

 Para os adolescentes, sugiro a Peça Orfeu da Conceição.

Sugestões para pesquisa:

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Naurelita.
Belas sugestões para desenvolver com os pimpolhos. Falar do "poetinha" é uma emoção indescritível. Vim te oferecer o laço de incentivo à leitura. Pegue o seu aqui. http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2013/01/campanha-de-incentivo-leitura.html
Beijinhos no coração
Gracita

Claudia Martins disse...

Parabéns pelo blog ! São iniciativas como esta que qualificam a educação brasileira. Também gosto de trabalhar com blogs. Confira: http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/
Forte abraço !

Naurelita Maia disse...

Querida Claudia Martins,
Obrigada pela visita no nosso espaço.
Visitei o seu blog e adore! Informações profundas e pertinentes!
Continue nos visitando!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...