Caros colegas,
Trabalhar com linguagem é maravilho!!! Temos uma possibilidade infinita de criar, recriar, descobrir meios de uso da língua. Cabe ao professor envolver os alunos nesse mundo mágico da leitura e da escrita, estando atento para as diversas funções, como a função social, a função catártica e a aquisição de conhecimentos, por exemplo.
Na hora de trabalhar narrativas, é importante que os alunos sintam-se seguros para criar. No primeiro momento, não convém falar de regras ortográficas ou de estética, pois elas podem se constituir como entraves; causando insegurança.
Assim, é preciso experimentar, viver. Criando jogos, diálogos, assistindo filmes, ouvindo e lendo canções, contanto histórias.... muita história.
Uma das formas de auxiliar na criação de narrativas é fazer com que os escritores se transportem para um mundo mágico.
Assim, segue uma sugestão simples de plano de aula, com atenção para esse mundo mágico.
Tema: Óculos Mágicos
Conteúdo: Narrativa
Objetivo: Provocar a criatividade e o desejo de escrever uma narrativa, a partir de uma experiência pessoal.
Áreas de Conhecimento: Linguagem, Sociedade
Metodologia:
1. Em roda, participam de um diálogo com a professora:
_ Oi, estes são meus óculos mágicos! (coloca os óculos, que podem ser de brinquedo, tipo fantasia de carnaval, enfeitados, como queria) Quando eu os coloco, um mundo de aventuras se abre na minha frente. E então, eu posso ser rainha de um reino antigo, ou então, a princesa das fadas, ou um forte pirata da perna de pau. Com meu óculos, eu posso viver grandes histórias! (Narrar alguma história curta, como se estive acontecendo no momento em que coloca os óculos).
Em seguida tira os óculos e pergunta quem quer por os óculos e contar a sua história. Escolhe algumas crianças para contar.
2. Hora do registro:
Cada um receberá uma folha de papel para desenvolver a atividade escrita. Importante salientar que não deve nesse momento, limitar a quantidade de páginas, parágrafos, etc. Trata-se de uma escrita livre.
3- Compartilhar a escrita. Peça que livremente, os escritores apresentem suas aventuras.
4- Horá da arte: Produzir os óculos mágicos, vê molde a seguir.
5 - Avaliação: em roda, cada um falar sobre as atividades, o que gostou ou não e a experiência com a criação da narrativa.
Veja a seguir:
Maravilhosas aventuras!
9 comentários:
Adorei a dica! Guardei aqui no baú das novidades no meu pc. Quando colocar em pra´tica te anuncio aqui!
Boa semana!!! .)
Olá!
Que bela sugestão.Criar é tudo de bom.Incentivar,estimular e propor atividades como essa, só enriquece nosso trabalho.Tudo de bom e um abraço!
www.rosangelaprendizagem.blogspot.com
Querida Rosangela Vali
Obrigada pelos elogios. Visitei seu blog e amei!! Parabéns pelo lindo trabalho!
Querida Vanessa Gonçalves. Adorei seus blogs. Parabéns pelo lindo trabalho! Obrigada pela visita. Fique sempre conosco! Teremos muitas novidades!
Fazer arte não se restringe a apenas construir um objeto pré-moldado pela professora no final da aula, há um sentido estético muito mais amplo na essência do que se é fazer arte. Você é uma pedagoga e não uma arte-educadora, portanto não inferiorize o conceito de arte com seu planinho de aula. Reflita.
Fazer arte não se restringe a apenas construir um objeto pré-moldado pela professora no final da aula, há um sentido estético muito mais amplo na essência do que se é fazer arte. Você é uma pedagoga e não uma arte-educadora, portanto não inferiorize o conceito de arte com seu planinho de aula. Reflita.
Fazer arte não se restringe a apenas construir um objeto pré-moldado pela professora no final da aula, há um sentido estético muito mais amplo na essência do que se é fazer arte. Você é uma pedagoga e não uma arte-educadora, portanto não inferiorize o conceito de arte com seu planinho de aula. Reflita.
kobe sneakers
converse shoes
kyrie 4
golden goose
yeezy boost
moncler jackets
kobe 9
adidas yeezy boost
birkin bag
golden goose sneakers
my review herefind more information Check This Outher latest blog weblinkbrowse around this web-site
Postar um comentário