quarta-feira, 16 de abril de 2008

Datas Comemorativas - Dia do Índio e Abolição

As datas comemorativas tradicionais no rol de comemorações, como Dia do Índio, dentre outras, devem ser trabalhadas com bastante antecedência.
É necessário que o professor não se limite à atividade de um dia, como enfeitar as crianças com tangas e pinturas. Vamos repensar sobre o contexto dessas datas. Será que o índio de hoje é o mesmo cantado nas músicas? Continuaremos entoando canções que retratem o Mito do Bom Selvagem? Que tal refletir sobre a realidade de hoje, relacionando presente e passado e depois retornando ao presente e pensando no futuro, mediando um olhar sobre aquilo que é. Não digo só das coisas tristes, como fome, terras tomadas, mas uma visão daquilo que é bonito, possibilitando a percepção de uma estética e de uma ética dentre aqueles que são tão marginalizados até hoje. O Dia do índio é uma dessas datas de se repensar o papel do professor e do ensino de História.
A Abolição é outra oportunidade de reconstrução das idéias. É preciso rever os preconceitos que historicamente fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, para a construção de um olhar mais humano, menos estigmatizado e menos estereotipado. A Beleza é fundamental e ela está em tudo. Vamos convidar as nossas crianças a enxergar a beleza que há em todas as pessoas de matizes e culturas diversas, desde a mais tenra idade, para que quando adultas se tornem agentes construtores de uma sociedade bem melhor.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...