sexta-feira, 25 de julho de 2008

Homenagem aos Avós

Ser avô e avó é uma das delícias da vida. Sei, porque vejo meus pais e sogro "deliciando-se" com os netos, brincando, contanto histórias, procurando a lua para dar de presente aos netinhos doces e peraltas.
Os netos têm o poder especial de dominar os nossos pais, provocando neles a infância adormecida. Sabedoras do poder que têm, essas adoráveis criaturas, os netinhos, se comprazem em ver as vontades satisfeitas, em ouvir histórias, comer doces nas horas impróprias e fazer dos seus avós, brinquedos e parques de diversões.
Observo a poesia traçada na convivência entre minha filha e seus avós: uma doce relação que remete-os a um mundo de paz e alegrias, longe do turbilhão de horas, obrigações e disciplinas. O tempo entre avós e netos é outro. Passado e presente se fundem em um só instante de cumplicidade e carinho. O afeto, quando acontece, gera em ambos a vontade imensa de viver, querer bem e sentir a beleza que existe nas pequenas coisas, nos pequenos gestos. Lembro de minha filha perguntando, aos 2 aninhos: _ Mamãe, quando meu vô vai pegar a lua pra mim?, Eu quero aquela bem grande!" Nesse envolvimento, completo:" _ Filha, a lua fininha também é linda, parece que está sorrindo. Guarda essa no seu coração. "
È assim que os avós suscitam em nós, aprendizes de pais e mães, o desejo de amar e de eterna gratidão.
Netos e avós são assim... Esse elo mágico que enfeita tudo o que toca. A caixinha de cartas da vovó tem lugar especial no quarto da neta, que espera com urgência, a próxima correspondência. Naquelas cartinhas, perfume, flores, doces e caixinhas de costura.
"Quero brincar, meu vô." E o avô, cansado da lida, encontra energias para pular e saltar, sentindo-se criança outra vez.
Quem tem a felicidade de ter e ser avô ou avó aproveite para amar mais, brincar mais e descobrir que apesar das supostas "rabugisses" é maravilhoso ter na família, essas duas pontas que se fundem, dando um sentido maior ao desejo de viver.
Sejamos felizes, sejamos avós e netos a brincar, pois como diz Djavan, "É preciso muita juventude para ser avô".
Feliz dia dos Avós!
Um cheiro!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...