DURAÇÃO: Setembro a Novembro
PÚBLICO ALVO: Grupo 3 ao 5º ano
JUSTIFICATIVA: Promover a paz é uma necessidade constante e de todos. A paz implica em atitudes de respeito, cuidado e amor para como o próximo e com todos os seres que coabitam no planeta e no universo. A Primavera, tempo de cores, alegria e comemorações é um momento propício, pois possibilita a criatividade, a investigação e a pesquisa para a realização de ações que fomentem a preservação do meio ambiente externo – fauna, flora, ecossistema - e do meio ambiente interno – pensamentos, atitudes, sentimentos e emoções.
OBJETIVOS:
Desenvolver a percepção sensório-motora e cognitiva, para a realização de atividades psico-motoras, de observação e de apreciação do meio ambiente externo e interno, atentando para a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas e texturas;
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, atentando para as formas de vida e sua sobrevivência;
Observar o meio natural, desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa;
Promover atitudes de paz, no processo de auto-conhecimento e conhecimento do outro, para a construção de uma sociedade mais criativa, cuidadosa e de um planeta mais equilibrado.
CONTEÚDO:
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Culinária: apresentação de chá; reaproveitamento de alimentos;
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Histórias com fantoches;
Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
Exposição de telas.
Possibilidades Estratégicas:
Concurso de produção literária. Temas:
Primavera _ Tempo de semear a paz;
Imagine que você ao acordar, percebe que é um gigante. O que fará?;
Primavera: Até quando existirá?
Montagem de painel com elementos naturais (folhas e flores, terra, areia, cerragem), dobraduras e pinturas. Uma montagem coletiva e processual, construída ao longo do desenvolvimento do projeto. Assim, cada elemento vai sendo acrescentado, a partir de um significado maior; a partir de uma idéia, uma síntese, uma pesquisa ou um sentimento que emerge de cada aluno e de cada professor.
Plantio de sementes de flores;
Presentear com mudas e sementes;
Pesquisa sobre as estações do ano, com perguntas curiosas, como: Por que as noites são mais curtas, na primavera?
Cantar todos os dias, uma ou mais músicas. (Essencial);
Recitar poesias;
Contar histórias;
Escolher um elemento da natureza para praticar a contemplação: uma estrela, uma pedra, uma flor, uma árvore, etc. É importante que após a contemplação, ou no processo da contemplação, que pode durar minutos, horas ou dias, a criança faça o registro, através de desenhos, rabiscos e textos. Deverá haver também um momento de troca, onde cada aluno terá o direito de expor suas observações.
CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá; Exposição de pintura em tela; desfile de trajes primaveris; sarau e leitura dramática.
AVALIAÇÃO: Avaliação contínua durante as atividades desenvolvidas em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA:
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista Nova Escola – Setembro 2006.
Site:
Cds: A Arca de Noé, Eliana.
Músicas: A cigarra e a Formiga, As Estações, Lá vem o Sol, Girassol, As abelhas.
6 comentários:
Parabéns pelo projeto. A partir dele, estou tendo várias ideias para elaboração e execussão de um projeto como o mesmo tema.
Gosto de gente que faz a diferença. E você se encaixa nesse perfil.
sou pedagoga há mais 9 anos na rede municipal de ensino,mas verdade nunca vi um projeto tão mara..me abriu as portas para elaboração e execução do msm em minha sala de aula.......obg....
Muito instrutivo seu projeto, pude tirar várias idéias para a execução da minha aula.
Obrigada.
page best replica bags online check this site out Ysl replica handbags moved here Chloe Dolabuy
w2n37l9p56 p2w54p3e22 h2c15z1w42 l9w21f3u22 s9g98i0k07 h3k22x7w64
x2n81e8z49 j6r73r6b36 q4r63m6x98 l8i91n5e24 m7s60q6s61 i0c66u0q06
Postar um comentário