sábado, 12 de abril de 2008

Professoras Pescadoras: um encontro inesquecível!

Queridos amigos, os comentários sobre um blog tão simples, porém não despretensioso como esse chegaram rápido. Com tão poucas postagens, já recebi mensagens calorosas e incentivadoras. A todos, a minha gratidão. Foi esse feedback e o encontro com professoras iniciantes nesta carreira maravilhosa que me trouxeram novo ânimo para continuar postando as nossas idéias. Então, boa leitura e bom trabalho!
Há muito tempo não visitava Ilha de Maré, um lugar de boas lembranças. Mas da Ilha, só conhecia a parte turística, aquela em que tudo é belo e convida à despreocupação e comunhão com Deus. Contudo a Ilha de Maré que conheci no início deste mês foi a que despertou alegria, coragem e uma sensação de estar em casa.
Refiro-me à comunidade de Bananeiras, um local que se destaca pela simplicidade, beleza e alegria. As ruas estreitas feitas de areia, barro e cascalho de conchas conduzem ao que há de mais bonito: as pessoas. Entre elas, digo em especial das professoras e mães de uma creche-escola que fui visitar. Mulheres fortes, bonitas, vaidosas e muito sensíveis, com o conceito de educação que muitos levam anos para conquistar.
A creche é um espaço pequeno e bem estruturado; acolhedor. Para alcançá-lo subimos uma pequena colina e de lá de cima, da varanda, uma vista que limpa qualquer olhar cansado. Cada parede do local foi erguida pela comunidade, e a sua estrutura e funcionamento são geridos por um grupo da própria comunidade.
As professoras, verdadeiras “pescadoras de saberes e idéias”, prestam um serviço inestimável de auxílio às famílias. Educam não só as crianças, mas mães, pais e demais familiares, gerando uma rede de conscientização social, onde todos lutam juntos para a conquista de uma cidadania plena.
Através de uma metodologia riquíssima e vivencial, as crianças aprendem os cuidados com o meio ambiente, atitudes saudáves, conceitos de família, solidariedade e amizade, enquanto aprendem a ler, escrever e realizar operações matemáticas. Um conceito de educação freiriano, progressista, libertário-social. Talvez alguma delas só tenha ouvido falar ou estudado estas concepções recentemente, mas a compreensão da educação como um ato político já está internalizada nelas há muito tempo.
Enquanto elas me contavam do seu trabalho e relatavam casos em busca de ajuda, eu pensava: - Há quanto tempo não vejo professoras tão entusiasmadas e engajadas! Um entusiasmo com cheiro de maré grande e mato molhado; uma emoção de quem sabe o quanto é sério e gratificante educar e uma curiosidade de quem sabe que é preciso conhecer para ensinar a conhecer.
Após algumas horas de encontro e o privilégio de saborear uma deliciosa moqueca, retornei com o coração cheio de esperança; com vontade de viver mais para encontrar mais educadoras que honram o título assumido. Em meio à chuva miúda que salpicava o barco, assistimos ao espetáculo do entardecer eu, minha filha Clarice (6 aninhos) e uma das professoras – pescadoras de esperança e alegria de viver.
A todos da Ilha de Maré, aos movimentos e associações da Ilha e ao Conselho Pastoral da Pesca, a minha gratidão eterna. Contem comigo!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...